Front Office / Back Office

Os termos Front Office e Back Office são utilizados geralmente para descrever as partes da empresa ou do seu sistema de informação dedicadas respectivamente à relação direta com o cliente e a própria gestão da empresa.

O Front-Office designa a parte frontal da empresa, visível pela clientela e em contato direto com ela.
O Back Office, pelo contrário, designa o conjunto das partes do sistema de informação as quais o utilizador final não tem acesso. Trata-se, portanto dos processos internos da empresa.

No âmbito do serviço de hemoterapia – especificamente banco de sangue – podemos observar claramente a presença das duas partes.
Front Office representado pela captação, triagem clínica, processamento, estocagem e liberação para o processo de transfusão.

Back Office representado pela análise laboratorial da bolsa com aplicação de testes de sorologia e imuno-hematologia, interfaceamento, processamento randomizado, aplicação de regras analíticas, rastreabilidade, laudo e demais funções qualificadoras do ambiente laboratorial.

O Back Office também pode ser denominado como sistema de informação laboratorial (LIS).

Front\Back Office
Divisão organizacional de sistema

Dificilmente uma provedora de soluções de Front Office oferecerá alta capacidade em aplicações de Back Office.
Os serviços de hemoterapia devem perceber a viabilidade da combinação de soluções de sistemas de informação, podendo através da integração, alcançar o equilíbrio desejado do processo.